Dicas para investir em máquinas industriais

Separamos algumas dicas do SEBRAE para você que pensa em investir em equipamentos industriais e que ainda tem dúvidas sobre a aquisição.

A especialista em indústria do Sebrae Nacional, Francisca Pontes afirma que a aquisição de máquinas está ficando cada vez mais acessível a micro e pequenos empreendimentos. Então, é bom aproveitar! Ela sugere, inclusive, algumas dicas de como os empresários podem inovar a partir da aquisição de equipamentos.

♦ A compra de máquinas pode ser uma maneira eficaz de inovar nos negócios, desde que o empreendedor faça um planejamento prévio. Isso significa que além do maquinário, é preciso avaliar a área disponível na fábrica e o dinheiro que será gasto na manutenção do equipamento.

♦Se a máquina é nova, é preciso saber trabalhar com ela, né? Ou, então, aprender. Então, o empreendedor que aposta nesse investimento deve estar consciente que seus funcionários deverão passar por um período de treinamento para garantir que a máquina será utilizada de forma adequada.

♦É necessário, ainda, refletir se o equipamento é de fato essencial para a empresa. Lembre-se: a inovação só ocorre quando a mudança adotada pelo empreendedor gera lucros. Se a máquina não for fundamental para o aumento de faturamento, ou redução de custos, é recomendável pensar no mínimo dez vezes antes de adquirí-la.

♦Não se encante apenas pelo design moderno do aparelho. Certifique-se realmente se essa compra trará ganhos a seu negócio. A tecnologia está em avanço, mas isso não significa que você deve, necessariamente, acompanhar o ritmo dos lançamentos do mercado.

♦O programa de crédito mais indicado para a aquisição de maquinário é o Finame, criado pelo BNDES. A linha financia apenas a compra de equipamentos de fabricação nacional e que estejam cadastrados no banco. O Finame é também praticado por bancos privados em condições muito próximas às do BNDES. É possível optar também pelo cartão BNDES, que permite ao empreendedor fazer as compras pela internet, diretamente com os fornecedores credenciados.

♦Você, empresário, também pode pedir conselhos aos seus funcionários para decidir se a compra de novos equipamentos é realmente essencial. Seu empregado é quem melhor conhece os prós e os contras de cada máquina e pode oferecer preciosas dicas. Esteja sempre aberto a sugestões.

 

Gostou das dicas? Que tal visitar nossa página de produtos para avaliar uma possível aquisição? Clique aqui e continue navegando.

 

FONTE: SEBRAE